sábado, 3 de junho de 2017

Catira Botas de Ouro

                                                                     Clique Aqui -> **AULAS DE CATIRA**

                          Clique Aqui -> **AGENDA DE SHOWS**

grupo de catira


Um Pouco da Nossa História:

      No ano de 1967, sob o comando do saudoso Sr. Horácio dos Santos, juntamente com seus cinco filhos: José, Manoel, Benedito, João e Antonio, fundaram um grupo de catira que trazia o nome de ‘’Catira da cidade de Jales’’’. Sua primeira apresentação oficial ocorreu no mês de setembro na festa do peão de boiadeiro da cidade de Jales, no interior do estado de São Paulo.
      Em 1970, mudaram para a cidade de Santa Fé do Sul (SP) e o grupo passou a ter mais um integrante muito importante, o Senhor Lázaro Tavares, que contribuiu para a formação de outro grupo, ‘’Catira 24 de junho de Santa Fé do Sul’’ em homenagem ao aniversário da cidade.
      Mas no ano de 1975, um dos filhos, o Benedito, mudou-se para a capital de São Paulo e fez parceria com o também saudoso Antônio Gonçalves. Juntos então resolveram chamar alguns dos integrantes de Santa Fé do Sul, começando assim outro grupo. Com o passar dos anos, foram trocando de integrantes e desse grupo então originário de Santa Fé do Sul só ficou na capital (SP) um integrante, Donizetti Tavares. Donizetti ensinou alguns amigos em Guarulhos a dançar a catira, entre eles estava Dorival Chernieski. Juntos se tornaram grandes amigos e fizeram muitas apresentações. Até que um dia Dorival Chernieski decidiu montar um novo grupo de catira.
      Em fevereiro de 2008 na cidade de Guarulhos (SP), eis que finalmente um novo grupo é formado por Dorival Chernieski. Junto à parceria de Donizetti Tavares, José da Cruz (Olivaldo) e Rivaldo José da Cruz, nasceu então o Catira Botas de Ouro. Que vem fazendo apresentações representando Guarulhos em diversas cidades.

Alguns desses shows:

      Festival Sertanejo Joanópolis (SP), Casa da cultura Freguesia do ó (SP), Festa da cidade de Extrema (MG), Teatro Adamastor Guarulhos (SP), Festival Nacional de Catira Uberaba (MG),TV Rede Globo, Globo Rural Irapuru (SP), Festival sertanejo da cidade de Santa Isabel (SP),TV SBT, Boteco Do Ratinho Osasco (SP), Pau do fuxico Barretos (SP), Revelando São Paulo Parque da água branca (SP), Revelando São José dos campos (SP), Revelando Atibaia (SP), Encontros de tropeiros de Araçariguama e região (SP), Ocupação cultural Largo São Bento São Paulo (SP), Ocupação Cultural Praça da Sé São Paulo (SP), Teatro Padre Bento Guarulhos (SP), Teatro Nelson Rodrigues Guarulhos (SP) Cantinho da viola Jacareí (SP), Festa do Peão Boiadeiro São Roque (SP), CÉU Itapecerica da serra (SP), Casa de cultura em Mauá (SP), casa de cultura P.O Santo André (SP) festa dos Abutres M.C São Miguel (SP), Rancho Sérgio Guedes Polvilho (SP) TV Bandeirantes, Band vale Estrada Sertaneja São José dos Campos (SP), CEU Jabaquara (SP),SESC Sorocaba e outros...


      No dia 11/05/2013 o grupo de catira Botas de Ouro, participou do 2°Festival nacional de catira. E ganhou o prêmio de melhor grupo de catira do estado de São Paulo!



festival nacional de catira uberaba
Festival Nacional de Catira Uberaba-MG


 

     O evento reuniu Grupos de Catira novatos e veteranos de todo o país.Saiba mais sobre o evento. 

    O festival foi uma realização da Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, e da Associação Cultural Casa do Folclore, com apoio da Rede Integração e patrocínio da Petrobras e do Governo Federal.

     Além da apresentação dos grupos de catira houve show com a dupla de humoristas Zé Doradim e Ribeirão, apresentação de sapateado irlandês e americano com o grupo Banana Broadway, de Campinas, e show de encerramento com a dupla Pedro Bento e Zé da Estrada, que apresentaram músicas eternas do repertório sertanejo. 



Um dos melhores grupo de catira
Catira Botas de Ouro (minutos após a apresentação).


      No dia 08/11/2013 tivemos o prazer de participar  da Semana da Cultura e Incentivo à Leitura, da cidade de Itu (SP). O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura da cidade.


catira botas de ouro

NESSE DIA SAÍMOS NO  G1 DA TV TEM AFILIADA DA REDE GLOBO!
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/11/cultura-caipira-e-lembrada-em-itu-pelo-grupo-de-catira-botas-de-ouro.html



      Dia 10/11/2013 participamos do mapeamento da dança do catira no Brasil, projeto: “Catira- Uma Tradição de 450 Anos”.



catira de guarulhos


catira


catira de guarulhos
Objetivo do projeto:
      "Mapear os Grupos de Catira existentes e recuperar sua história através da pesquisa com o intuito de divulgar uma manifestação cultural que caracteriza a regionalidade, genuinidade e identidade cultural do povo brasileiro.
       Após o levantamento, as pesquisas in locco vão permitir a visualização de um panorama atual dos Grupos de Catira, seu tempo de formação, seus estilos, demonstrar como cada região pode influenciar o ritmo da dança e da música, e, principalmente, os principais motivos para a extinção de alguns grupos e como mantê-los ativos."
catira uma tradição de 450 anos
Equipe de foto e filmagem do projeto "catira uma tradição de 450 anos".

Para saber mais acesse o site: http://www.catiranobrasil.com.br/

Também foi escrito um livro sobre a catira no qual participamos.

catira uma tradição de 450 anos
Livro e DVD do projeto "catira uma tradição de 450 anos"


      Dia 28 e 29/12/2013 fechamos o ano no Caipirapuru evento realizado em Irapuru interior de São Paulo!


caipirapuru
Poster Caipirapuru.
 
      Fomos bem aplaudido pela plateia que estava presente no Caipirapuru!!!
catira no caipirapuru
      No dia seguinte logo pela manhã fizemos uma matéria para TV Fronteira e Globo Rural!

A seguir o link da matéria:


      A tarde fizemos uma oficina de catira para o público que estava presente, todos saíram satisfeito e ciente de como dançar a catira com o trabalho que foi apresentado.

      Lançamento do livro "Catira Uma Tradição de 450 Anos"! Teatro Vera Cruz Uberaba (MG).

catira botas de ouro
Lançamento do livro: "catira uma tradição de 450 anos".

45° Arraiá do Paineiras 2014!

michel telo catira botas de ouro
Poster 45º arraia do clube Paineiras do Morumby.
      No dia 07 e 08 de Junho Participamos do 45°Arraiá do clube Paineiras do Morumbi. 
catira botas de ouro
Catira botas de ouro - 45º arraia do Paineiras

Programa do Ratinho - Boteco do Ratinho - SBT

      No dia 08/04/2015 Participamos do Boteco do Ratinho o Programa foi exibido ao vivo às 22h: 30m. Apresentamos a dança junto à moda de viola Promessa de violeiro.

Também estava presente no dia o cantor Latino, a cantora Kátia Cega, O trio Nordestino, O Padre Fábio de Melo e o Mágico Ben Ludmer.
catira botas de ouro
Poster Catira Botas de Ouro no Boteco do Ratinho SBT.



catira botas de ouro
catira


Catira Botas de Ouro Agora é Glamour!
O grupo de catira Botas de Ouro é mencionado na revista Glamour a N°1 de moda feminina da Europa. Agora nas bancas de todo o Brasil.
revista glamour catira botas de ouro

Acontece que o grupo andou participando de alguns casórios, levando o clima típico do interior, com muita moda de viola e catira. Para saber mais como realizar a cerimônia de seus sonhos basta adquirir a revista Glamour especial casório!
catira botas de ouro no casamento
catiracatira botas de ouro

 Roda de Catira - Grupo de Catira Botas de Ouro - No SESC Vila Mariana.
       "A dupla Florestal e Tião Ramalho é responsável pela música que o grupo Botas de Ouro dança: a catira, ao ritmo da moda de viola, recortado e chula.

      A apresentação se inicia com coreografias complexas de sapateados. Aos poucos o grupo vai ensinando passes básicos da catira para o público, que vai interagindo com o mesmo até formar uma grande roda de dança."

TERRA DA PADROEIRA - TV APARECIDA

Kléber Oliveira, Tonho Prado e Menino da Porteira.


catira botas de ourocatira botas de ouro



        Fomos convidados pelo diretor Marco Beatrici para fazer uma participação especial, no projeto do vídeo clipe da música: O que é raro? (Cantor Chal). Onde criamos passes e coreografias da catira em ritmo de "Rock Sertanejo".
         A música de Chal mostra que a juventude deve ser zelada em prol de um mundo melhor.
        Marco Beatrici: é Diretor de Filmes e Vídeo Clipes - at MF Produções. Ja passou por: TV SBT / REDE TV at SERGIO REIS / TARSO MARQUES / HEBE CAMARGO, Diretor Musical at TV BANDEIRANTES.
catira botas de ouro

ASSISTA O VÍDEO CLIPE


CATIRA BOTAS DE OURO NO 52° FESTIVAL DO FOLCLORE DE OLÍMPIA - SP - 06 e 07/08/2016

catira botas de ouro
catira botas de ouro


CATIRA BOTAS DE OURO NO 1° FESTIVAL GASTRONÔMICO MUNDO CAIPIRA MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA- BARRA FUNDA - SP - 20 e 21/08/2016

catira botas de ouro
Para mais informações acesse: http://soldovaleeventos.org/

CATIRA BOTAS DE OURO, NO PARQUE CAMARU UBERLÂNDIA (MG)

catira botas de ouro
O CAMARU 2016 FOI REPLETO DE ATRAÇÕES: – Maiara & Maraisa – Kleo Dibah & Rafael – Zé Neto e Cristiano – Marcos e Fernando – Catira Botas de Ouro – Arnaldo Freitas & Udi Cello Esemble – Catira Tradição de Minas – Tarcísio Manuvéi – Grupo de Catira Os Considerados – Lucas Reis & Thácio – Wesley Safadão  Luiz Mazza & Luciano – Aviões do Forró  Gustavo Mioto – Gusttavo Lima  Pedro Paulo & Alex – Mateus & Kauan.
catira
Grupo de Catira Botas de Ouro


         VOCÊ NÃO PODE PERDER, PROJETO PÉ NO CATIRA VEM AÍ !
E O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SECRETARIA DA CULTURA. SÃO NOSSOS PATROCINADORES ESTE ANO!
        TAMBÉM TEMOS O APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE: MAIRIPORÃ-SP, ATIBAIA-SP, ARUJÁ-SP, BRAGANÇA PAULISTA-SP e NAZARÉ PAULISTA!
        CIDADES NAS QUAIS IREMOS FAZER A NOSSA OFICINA DE CATIRA, VOCÊ QUE É APAIXONADO PELA CULTURA BRASILEIRA NÃO PODE FICAR FORA DESSA!
catira


        VENHA APRENDER A DANÇAR COM A GENTE, TAMBÉM FAREMOS NOSSA APRESENTAÇÃO COMPLETA PARA TODOS VOCÊS.
ENTRADA FRANCA PARA TODA A FAMÍLIA !!!

ABERTURA DO PROJETO SERÁ NA CIDADE DE MAIRIPORÃ, VENHA CONFERIR. 
SÁBADO 11/03/2017 - HORÁRIO ÀS 16:00 H - RUA: XV DE NOVEMBRO, N°171, CENTRO MAIRIPORÃ

11/03/2017 - MAIRIPOÃ (SP)

catira botas de ouro

25/03/2017 - ATIBAIA (SP)
xx/04/2017 - ARUJÁ (SP)
xx/04/2017 - BRAGANÇA PAULISTA (SP)
xx/05/2017 - NAZARÉ PAULISTA (SP)

XV ENCONTRO VIOLA E CATIRA - POLONI-SP

O Maior Encontro de Violeiros entre Amigos. As Galvão/ Juliana Andrade/ Marcos Violeiro e Cleiton Torres/Jackson Antunes/ Nalva Aguiar/ Rodrigo Mattos e Praiano /Zé Mulato e Cassiano/SANTÃO e Sabiá/ Catira Espora de Ouro.... E muito mais !
catira botas de ouro
XV Viola e Catira de Poloni-SP

        CATIRA BOTAS DE OURO E O ATOR JACKSON ANTUNES - Jackson Antunes é um ator, produtor cantor, compositor e diretor brasileiro conhecido como o "Charles Bronson Brasileiro".
         ATUOU EM: 2 FILHOS DE FRANCISCO, TAPETE VERMELHO, A ESCRAVA ISAURA, SINHA MOÇA, MALHAÇÃO, A REGRA DO JOGO, A FAVORITA, ANJO MAU, O REI DO GADO entre OUTROS... Fonte (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jackson_Antunes).
catira botas de ouro
Catira Botas de Ouro e Jackson Antunes

CATIRA BOTAS DE OURO E AS GALVÃO (AS IRMÃS GALVÃO) - As Galvão, anteriormente denominada Irmãs Galvão, é uma dupla sertaneja do Brasil. Formada pelas irmãs Meire e Marilene em 1947, elas são a dupla sertaneja com mais tempo de atividade no país. Fonte: (https://pt.wikipedia.org/wiki/As_Galv%C3%A3o)
catira botas de ouro
Catira Botas de Ouro e As Galvão

CATIRA BOTAS DE OURO E MARIO CAMPANHA - Mário Campanha compositor, multi-instrumentista, maestro e produtor musical brasileiro. É atual marido da cantora Mary Galvão, da dupla As Galvão, anteriormente Irmãs Galvão. Em 1974, a cantora Vanusa gravou "Manhãs de setembro", sendo o maior sucesso de Mário Campanha como compositor. Fonte (https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_Campanha).
catira botas de ouro
Catira Botas de Ouro e Mario Campanha

CATIRA BOTAS DE OURO E CASSIANO DA DUPLA: ZÉ MULATO & CASSIANO - É uma dupla sertaneja brasileira formada pelos irmãos Zé Mulato (José das Dores Fernandes) e Cassiano (João Monteiro da Costa Neto). Em maio de 1998, a dupla obteve o Prêmio Sharp na categoria Melhor Dupla Regional pelo álbum "Meu Céu". Em 2015, ganharam o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Dupla Regional. Fonte (https://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%A9_Mulato_%26_Cassiano)
catira botas de ouro
Catira Botas de Ouro, Cassiano e Marcos Violeiro.

((EM BREVE MAIS NOVIDADES))

O grupo é formado pelos seguintes componentes:



-Dupla: 


dupla de violeiros
Dupla: Florestal & Tião Ramalho

                                                                                         

-Catireiros:

Dorival do Catira Botas de Ouro
Dorival Chernieski : Catireiro e Coordenador do grupo.

otavio catira botas de ouro
Otavio Charnieski - Professor de Catira e Administrador.



danilo catira botas de ouro
Danilo Carvalho de Sousa - Catireiro e Violeiro.


jefferson catira botas de ouro
Jefferson Ribeiro Toledo - Catireiro e Violeiro.


denis catira botas de ouro
Denis de Sousa Teixeira - Catireiro



Marcelo catira botas de ouro
Marcelo de Oliveira Silva - Catireiro


pedro catira botas de ouro
Pedro Henrique Lemos de Carvalho - Catireiro



A seguir alguns de nossos vídeos:


2015 - Programa do Ratinho - Boteco do Ratinho - SBT




 Terra da Padroeira | Grupo de Catira - Botas de Ouro - Bate o Pé Rapaziada - 26 de Julho de 2015


  
 Entrevista do programa Globo Rural - Rede Globo




   Comemoração da Edição do Livro “Catira - Uma Tradição de 450 Anos”




   
2°Festival Nacional de Catira - Uberaba (MG)




2010 - Catira Botas de Ouro - Barretos (SP) Pau do Fuxico 


 Páginas na Web:
Contatos para Show:
TEL: (11)  2456-6953 ou  CEL: (11) 96856-8846  Dorival
Email: catira_botas_de_ouro@hotmail.com
Email: catirabotasdeouro2012@gmail.com